La Tua Cantante

quinta-feira, 31 de março de 2011

Rob para Vanity Fair Italia-Entrevista Completa


Não precisa ser muito inteligente para entender isso: de modo geral, existem destinos piores que se tornar um garoto de pôster que é forçado a se esconder dos fãs dentre as quatro paredes de hotéis cinco estrelas espalhados pelo mundo. E Robert Pattinson parece ser bastante inteligente. Mas também parece que, falando pessoalmente, a sua sorte não o levou pelo caminho certo. Ele é jovem (em Maio ele faz 25 anos), tem muito dinheiro, sucesso, um emprego, o ator que metade do mundo inveja e, potencialmente todas as mulheres querem. Ainda assim, há 1 quilômetro de distância, se vê que ele não está feliz. E o motivo, eu acho, está no fato de que ele é inteligente o suficiente para entender que isso não é tão especial.
Ele manteve os pés no chão e a cabeça no lugar, enquanto todos a sua volta iam a loucura. Isso faz dele uma boa pessoa, mas terrivelmente sozinho. Eu o encontrei há algumas semanas atrás para promover o seu filme Water for Elephants.

Ele adotou um cachorro recentemente. Algo que queria muito. “Eu não sei como farei, mas se você tem que viajar pelo mundo todo, é bom ter companhia. Eu o peguei no abrigo de animais: eu rio pensando que ele saiu de um abrigo para uma suíte no hotel Four Seasons.” Não é o aconteceu com ele. Bem, quase.


Nascido em Londres em uma família normal – sua mãe trabalhava em uma agência de modelos, seu pai vendia carros antigos -, ele acabou fazendo grandes relações internacionais. O papel de Cedrico em Harry Potter e o Cálice de Fogo chegou até ele quase como um acidente, e o mesmo aconteceu com o papel que mudaria a sua vida: o vampiro Edward Cullen em Crepúsculo.

A música era a sua paixão, mas ele teve que deixar de lado no momento. “Eu toco às vezes, mas você tem que estar concentrado para fazer seriamente, e não tenho muito tempo agora.” Eu destaco que muitos atores fazem os dois, ele começa rir “sim, mas olhe os resultados. É vergonhoso.”

Então, além de mudar de assunto quando perguntado sobre seu relacionamento com Kristen Stewart (nem Oprah conseguiu uma resposta), Robert diz que passa o seu tempo trabalhado (na maior parte) e entre cervejas, academia, cigarros e comida calórica. Mas ele precisa de ajuda para dormir, ele acrescentou. “Eu trabalhei ontem à noite. Acabei de voltar de Louisiana”. Com sorte, a privação de sono na sua idade não vai lhe dar rugas, mas o faz ficar mais sexy de alguma maneira.

Em Louisiana ele está filmando as duas partes de Amanhecer de uma só vez. A primeira sai em 18 de novembro de 2011. Enquanto em LA, Rob está tentando construir uma carreira fora de Crepúsculo. Em Water for Elephants ele interpreta Jacob, um estudante de veterinária atingido pela morte de seus pais. Sem dinheiro e lar, ele caminha sem rumo até que vê um trem de um circo e pula nele. Lá, conhece duas criaturas: a elefante Rosie e a estrela do espetáculo, Marlena (Reese Witherspoon), que também é a esposa do apresentador do circo despótico (Christoph Watlz).

É verdade que a primeira coisa que você faz quando recebe um roteiro é ler a primeira e a última linha?

Se o roteiro for bom, o começo e o fim funcionam e tem uma chance de 75% de ser uma boa história. Do contrário, é melhor esquecer. Hoje em dia, o problema é que os roteiros com as piores primeiras páginas são os que virão filmes e fazem dinheiro.

Você está dizendo que Crepúsculo foi mal escrito?

Não é sempre assim. Mas é verdade que da primeira vez que li, não me atraiu. Eu não conseguia entender i que tinha de tão especial e porque todo mundo gostava tanto.

Water for Elephants é um filme romântico.

Sim, mas o que me atraiu foi o período histórico, a era da Grande Depressão e o circo. É tão fascinante. Crianças não sonham em fugir com uma equipe de cinema, mas com o circo. Ainda acontece, eu acho. Pelo menos acontecia na década de 30 quando não existia televisão e cinema no final da rua. Além do mais, eu gostei que era sobre animais e seus relacionamentos com humanos (ele para, rindo). Eu sei, soa estranho assim.

De qualquer maneira, o mais importante é o relacionamento de Jacob e Marlena.

Num primeiro momento você possa pensar isso: ele chega, ele a vê, gosta dela, e eles fogem juntos, mas a história é mais complexa. Jacob não quer pegar nada, ele só está preparado para dar. A melhor relação que pode existir.

Você poderia ter um caso com uma mulher casada?

A vida não é preta e branca. Existem pessoas que estão juntas mas não se casam, podemos definir como casamento? Mas existe uma coisa que nunca entendi: por que as pessoas traem.

Você não entende o comportamento praticado pela maioria da população?

Eu entendo o impulso, mas não como alguém mantém duas relações duradouras ao mesmo tempo. E embora eu perceba que isso pode acontecer com pessoas que têm filhos, eu não consigo entender jovens que optam por ter quatro garotas ao mesmo tempo. Deve ser um inferno na Terra, especialmente para o homem.

Porque especialmente para homens?

Eu acho que seja mais complicado para os homens porque eles têm que “sustentar” as mulheres. Eu não estou falando de dinheiro, mas sobre entusiasmo: eles têm que cultivar o relacionamento. Fazer isso com mais de uma mulher ao mesmo tempo seria muito difícil, daria muito trabalho.

Você está dizendo isso porque já tentou?

Eu não sou do tipo de cara que tem relacionamentos casuais. Se eu escolho estar com alguém é porque eu realmente quero. Quando tenho um relacionamento, estou 100% nele. Se eu tivesse vontade de sair com mais de uma mulher ao mesmo tempo não sairia por ai dizendo “esta é a minha namorada”.

Você não acredita em traição. E em “amor até que a morte os separe”, como no filme?

Meus pais se conheceram quando a minha mãe tinha 17 anos e meu pai 25, e estão juntos até hoje e parecem felizes. Eu cresci acreditando que podemos ficar juntos uma vida toda.

Falando sobre pais, no filme Feiras das Vaidades, você interpretou o filho de Reese Witherspoon. Mas o seu papel foi cortado na edição.

Foi o meu primeiro filme. Ela já era famosa, e lembro que foi muito legal comigo: ela sempre perguntou se eu queria treinar as falas com ela, se eu tinha dúvidas ou perguntas.

Em menos de 10 anos vocês passaram de mãe e filho para amantes. O que você acha sobre isso?

Bem, olhando para trás, eu acho que me deixar interpretar o filho dela não fazia sentido. Ela não tinha nem 28 anos, era muito jovem para ter um filho. Foi por isso que decidiram cortar, além de outros problemas. Outra razão foi porque nossa cena era muito deprimente. O problema foi que ninguém me contou nada. Descobri quando fui assistir. No final, alguém deveria perguntar a Reese “Você vai conhecer o Rawdy?”, era o nome do meu personagem. Ela deveria ter dito sim e eu apareceria. Mas ela disse “não”.

Bel Ami, estrelando Christina Ricci, Uma Thurman e Kristin Scott Thomas, vai ser lançado este ano também. Você interpreta um sedutor e transa com muitas mulheres. Depois teremos Amanhecer em novembro, onde você e Bella finalmente transam. Você já mencionou várias vezes que não fica confortável com esse tipo de cena. Você está se acostumando?

Não foi tão difícil em Bel Ami, já que estávamos vestidos na maior parte do tempo. Crepúsculo me preocupou muito: as expectativas são altas e todos estão falando sobre isso. Então, ia à academia todos os dias por um mês. Foi a primeira vez que fiquei em forma na vida.

Um mês foi o bastante?

Sim, mas de qualquer jeito eu não poderia ter feito por mais tempo. Ah, esqueci de Cosmopolis. Tem muitas cenas de sexo. Em uma delas uma garota me dá um choque com uma arma de choques, é bastante louco!

Então, de volta à minha pergunta, você está se acostumando com isso?

Eu não sei. Mas sei que terei que voltar à academia.

Você não é louco por academia, é?

Eu vou de um extremo ao outro: antes de começar a trabalhar eu pratico horas todos os dias. Então paro. É o mesmo com álcool: tudo ou nada. Em Louisiana é muito difícil resistir à tentação: mas eu descobri que se beber 5 cervejas por dia, fazer esportes é inútil. Pode tentar, o seu corpo não vai mudar. Eu acho que devia parar de beber também

Nenhum comentário:

Postar um comentário